sensual-black-woman-looking-at-camera-41

SP

São Paulo

João Paulo Querino

Multiartista, atua na performance, no teatro, no cinema e na música. Potyguar(a), 31 anos, militante do movimento Indígena do RN pela APIRN, integrante do Coletivo Estopô Balaio de Criação, Memória e Narrativa, da Cia. de Arte Teatro Interrompido e vocalista/compositor da banda Androide Sem Par. Formado em Licenciatura em Teatro pela UFRN, está há cinco anos em trânsito entre Natal e São Paulo. Como ator migrante, montou “A Cidade dos Rios Invisíveis” em 2014, 3º peça da “Trilogia das Águas”, dirigida por João Batista Júnior, em residência artística no Jardim Romano, bairro da extremo Leste de SP onde completaram em 2019, 100 (cem) apresentações da obra com 5 temporadas, ganhando assim, o Prêmio SHELL de 2019 na categoria Inovação. Também atuou no filme “FOME” (2015) de Cristiano Burlan, contracenando com o ator, ex-crítico de cinema, Jean Claude Bernadet e no filme "A Moça do Calendário" (2016), dirigido por Helena Ignez. 2019 lançou o 2° disco da banda Androyde sem Par, intitulado RUYNAS. 2020 lançou o 1° livro, intitulado TYBYRA - Uma tragédia Indígena Brasileira, aprovado pelo PROAC dramaturgia 2019 e está montando as peças “Ex- Nordestinos” com o Coletivo Estopô Balaio e " Ma'e Yyramõi - Mar à vista " numa parceria entre a Cia de Arte TEATRO INTERROMPIDO e o Coletivo Nhandereguá de Teatro da T.I. Piaçawera, previstas para 2021.

Interesses: 

Animação, Terror, Thriller/ Suspense, Documentário, Cinebiografia, Fantasia

Prêmios e Seleções: 

- ANDROYDE SEM PAR, banda revelação musical pelo Prêmio Troféu Cultura em 2012 no RN.
- Prêmio de melhor canção no Festival de Música do CEPRN, por voto popular e por voto do juri em 2013, como compositor, com a música SAZONAL.
- Álbum RUYNAS, pela segunda edição do edital de Incentivo a Criação Artística - Linguagem Música, da secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo
- TYBYRA aprovado pelo PROAC dramaturgia 2019
- Prêmio SHELL de inovação com a peça A CIDADE DOS RIOS INVISÍVEIS, onde está como ator/dramaturgo.